Estamos em 2020 e Obama ainda continua a tentar ter algum crédito pelo boom económico dos EUA

Barack Obama passou 8 anos da sua vida a deixar os EUA economicamente num estado lastimável e logo após ter deixado o cargo de Presidente é mítica a frase que disse relativamente a Donald Trump.
Estamos em 2020 e Obama ainda continua a tentar ter algum crédito pelo boom económico dos EUA

Those jobs are never coming back. What’s he going to do, wave a magic wand?

Barack Obama

Foi esta a mítica frase de Obama cujo objectivo era ridicularizar a promessa de Donald Trump em criar e devolver empregos aos EUA. Parece que lhe saiu o tiro pela colatra..

Mas não ficou por aqui, Obama escreveu recentemente o seguinte no Twitter:

Eleven years ago today, near the bottom of the worst recession in generations, I signed the Recovery Act, paving the way for more than a decade of economic growth and the longest streak of job creation in American history

Barack Obama
Parece que o dói-dói ainda é significativo no Obama.

O principal combate de Trump tem sido feito na criação de empregos, porque tem impacto imediato na economia. Em 2017, quando Trump entrou para a Casa Branca, a taxa de desemprego era de 4,7% - a maior taxa de desemprego de que há registo nos EUA. Em maio de 2019 essa mesma percentagem já tinha descido para 3,6%.

O impacto é tão significativo que 3.6% é na verdade a taxa de desemprego mais baixa desde 1969 - ou seja à mais de 50 anos. A reversão das políticas económicas fracassadas da era Obama / Biden deu frutos. A redução de impostos e o apoio ao livre mercado, fez com que o desemprego atingisse mínimos históricos para afro-americanos, hispânicos, deficientes e veteranos.